Base Dogmática

Ao construirmos uma génese de laboratório social é fundamental a reflexão interdisiciplinar ser visível e revelar a sua coerência. Assim, compreender a realidade macro que envolve as realidades micro a estudar é vital. Não negamos a importância da ligação da investigação à prática. Muito menos negamos a relevância dessa última. Concordamos com Georges Ripert que, quando o Direito ignora a realidade, esta vinga-se, ignorando o Direito. Porém, um trabalho científico sério implica sempre uma abordagem tripartida, assente na dimensão axiológica, na dimensão histórica e na análise de experiências comparadas. Apenas com essa tridimensionalidade podemos almejar contribuir para integração de um sólido tijolo na parede global do conhecimento humano.

Por isso, o nosso projecto de investigação assenta na reflexão da base que sustenta a criação do iLab: a inovação social, enquanto aspecto crescentemente relevante no modelo de organização da sociedade contemporânea, explorando o seu âmago e a sua relação com as finanças públicas, com a tributação, com a segurança social e com a economia social. O objectivo é estabelecer as bases dogmáticas dos projectos específicos que serão testados no nosso Acelerador de Ideias. Porque na edificação do Saber são necessárias as sistematização e consciência do entorno em que a investigação assenta.

Conscientes de que o estudo da área é ainda embrionário, apresentamos o primeiro elenco de questões a que vamos procurar responder. Porém, somos conscientes de que a cada resposta conquistada mais questões surgirão. Por isso assumimos a futura densificação da nossa base dogmática.