Curadoria Científica

O museu impõe uma discussão de cada uma das representações do mundo nele reunidas, uma interrogação sobre o que, precisamente, as reúne. Ao «prazer do olhar», a sucessão e a aparente contradição das escolas vieram acrescentar a consciência de uma busca apaixonada, de uma recriação do universo frente à Criação. Afinal, o museu é um dos locais que nos proporcionam a mais elevada ideia do homem.
André Malraux, O Museu Imaginário

Pressão

Os meios digitais e a multiplicidade de produção científica assumem-se tanto como um factor de prazer quanto de terror para o investigador e para o estudante contemporâneos. A multiplicidade de informação disponível torna visível a nossa incapacidade humana de gerir o tempo disponível para absorver tudo aquilo que é pensado, escrito e partilhado. E um dos factores que mais tempo exige é a selecção do material a analisar, quer pela multiplicidade de canais disponíveis quer pela existência de informação ilimitada. Por isso mesmo começa a florescer a ideia de curadoria cientifica, uma actividade semelhante ao papel do curador de um museu, que busca, procede à triagem e partilha os conteúdos no domínio científico.

Não tendo a pretensão de assumir a posição de completude, inicia-se uma tentativa de explorar a actividade de curadoria científica sobre a inovação social e os universos estudados no iLab – as finanças públicas, a tributação, a segurança social e a economia social, apresentando uma organização possível, decorrente de selecções que vão ser criadas ao longo dos tempos de acordo com o olhar dos investigadores do iLab.

Este é um desafio assumido como um work in progress para o qual agradecemos sugestões. Ou não fosse o nosso objectivo gerar plataformas de criação e expansão do conhecimento interdisciplinar…

5 Comments

  1. My spouse and I stumbled over here from a different web address and thought
    I may as well check things out. I like what I see so i am just
    following you. Look forward to going over your web page again.

  2. Hey There. I found your blog using msn. This is an extremely well written article.
    I’ll make sure to bookmark it and come back to read more of your useful information. Thanks for the post.

    I will certainly comeback.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *