iLab Investigadores Juniores

Os juniores também têm um espaço no iLab. A Academia deve cumprir com a missão de desenvolver o espírito crítico e a autonomia de pensamento científico dos seus discentes.

Alunos da NOVA Direito que pensam e estudam sobre a forma como o Direito e a Sociedade no domínio jurídico-económico se inter-relacionam.

 

Tiago Teixeira

Bolseiro de Iniciação Científica FCT para o iLab

Atualmente sou aluno de 4º ano do curso de Direito na FDUNL e também bolseiro da FCT na qualidade de investigador júnior, no âmbito do grupo de investigação para a Inovação social nos domínios financeiro, tributário e da segurança social do CEDIS da FDUNL.
Acabado de terminar o 12º ano na Escola Salesiana de Manique, cheguei ao Direito sem saber ao que vinha. Com apenas dezoito anos, desconhecia por completo a profundidade da ciência jurídica e não conhecia a sua lógica e metodologia. Após uma fase inicial de adaptação, assentei e sei hoje o quero e para onde vou, dentro e fora do Direito.
Ao longo do curso, apercebi-me de me era muito gratificante trabalhar o Direito envolvendo também uma lógica económica, matemática e alguns números, e ao mesmo tempo trabalhar numa área com muito influência de escolhas político-económicas. Descobri que o Direito Fiscal reunia todos esses ingredientes. Tudo nele é uma mistura de opções político-económicas, com impacto direto na vida económica e social do país e dos cidadãos, com um sistema de normas jurídicas complexo e sui generis, que suporta os objetivos e os valores prosseguidos pelo Legislador.
Também é essa a perspetiva com que trabalho enquanto investigador júnior no CEDIS: compreender a forma como o Estado utiliza a figura do imposto na sua relação com os cidadãos e com as empresas, para além da necessidade primária de arrecadação de receita.
No futuro quero continuar o meu percurso académico-profissional com mestrado em direito fiscal e sucessivamente trabalhar com direito fiscal das empresas, ainda estando por decidir se com IRS ou IVA, e se através de advocacia ou consultoria.

Personal Link ×
Tiago Teixeira

Tiago Teixeira

Bolseiro de Iniciação Científica FCT para o iLab

Rúben Guedes Dias

Investigador Junior

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e Mestrando em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. Participou em diversas “Model European Union”s, tendo recebido um Best Speaker Award na MEU Tallinn 2014.

Áreas de interesse: Direito Europeu, Direito Fiscal, Direito Comparado, Direito Social, Direito do Comércio Internacional

Personal Link ×
Rúben Guedes Dias

Rúben Guedes Dias

Investigador Junior

Sara Arnaud

Investigadora Junior

Licenciada em Direito pela Universidade Católica do Porto

Frequentou a Universitat Wien ao abrigo do Programa Erasmus

Inscrita no Mestrado de Mercados Financeiros na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa

Personal Link ×
Sara Arnaud

Sara Arnaud

Investigadora Junior

Mara Afonso

Investigadora Junior

Licenciada pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em Julho de 2014. Mestranda em Ciências Jurídico-Forenses na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa desde Setembro de 2014 até ao presente.

Estagiária na sociedade BCA Advogados desde Maio de 2015 até ao presente.

<strong>Áreas de interesse</strong>: Direito Público, nomeadamente Direito Constitucional, Direito Administrativo e Direito Social; Direito Penal, nomeadamente Direito Penal Económico e Direito Processual Penal; Direito da Saúde.

Personal Link ×
Mara Afonso

Mara Afonso

Investigadora Junior

Duarte Silva

Investigador Junior

Licenciado em Direito pela FDUNL. Actualmente a frequentar o 2º ciclo da faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, na menção de Ciências Empresariais e a desenvolver a investigação para a dissertação na matéria de Fiscal Internacional. As minhas principais áreas de investigação são, além do Direito Fiscal e Fiscal Internacional, a Filosofia e Sociologia Jurídica, assim como o Direito Laboral.

×
Duarte Silva

Duarte Silva

Investigador Junior

Carolina Xavier

Mestranda

Licenciada em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa com média final de 15 valores. Actualmente a frequentar a parte não lectiva do mestrado em Ciências Forenses na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.

A experiência profissional inclui um estágio no Instituto Diplomático no Ministério dos Negócios Estrangeiros. Actualmente encontra-se a trabalhar a convite do Professor Jorge Morais de Carvalho no Centro Nacional de Informação e Arbitragem e Conflitos de Consumo e na Unidade de Mediação de Arbitragem de Conflitos de Consumo.
Domina fluentemente o Português e o Inglês, e tem conhecimentos de Alemão, Francês e Espanhol.
As actividades extra-curriculares incluem dez anos de formação em música clássica e piano; seleccionada para a Universidade de Verão da JSD de 2011; seleccionada para o programa bilingue do governo austríaco Osterreichisch- portugeisisch Sommerkolleg, e participação em diversas simulações de negociação multilateral promovidas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Personal Link ×
Carolina Xavier

Carolina Xavier

Mestranda

Catarina Carloto Castro

Mestranda

Considero-me uma estudante dedicada e interessada pelas minhas áreas de eleição, tais como: Direito Social, Direito Processual Penal, Direito do Consumo e Direito de Trabalho.

Presentemente frequento a parte não lectiva do Mestrado em Ciências Jurídicas Sociais na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.

Defino-me como uma eterna entusiasta por diferentes culturas, diferentes modos de estar e pensar e, sobretudo diferentes formas de ultrapassar adversidades. Neste sentido, tenho um especial apreço pela interacção com os outros e, ainda por experiencias empíricas e in loco.

Envolvo-me profundamente nas causas em que acredito e para as quais sei que posso contribuir de forma positiva.

Por estas razões, participei em programas como: EuroEscola, Parlamento dos Jovens, AFS Intercultural e intercâmbio académico na Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires. Posto isto, colaborei no gabinete de Erasmus da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

×
Catarina Carloto Castro

Catarina Carloto Castro

Mestranda

Carolina Marques

Mestranda

Licenciada pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Actualmente a frequentar o Mestrado em Direito Empresarial da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa e a desenvolver a investigação para a dissertação no âmbito do sigilo bancário em matéria fiscal.

Personal Link ×
Carolina Marques

Carolina Marques

Mestranda

Inês de Sousa

Mestranda

Mestranda na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, na área de Ciências Jurídicas Forenses, tendo já concluído a parte curricular e encontrando-se a desenvolver a dissertação. Licenciou-se em Direito na mesma instituição, com a classificação final de 16 valores.

Como experiência profissional, refere-se um estágio no verão, em 2012, centrado no direito administrativo, onde deu o seu contributo através da colaboração na fundamentação de uma peça; pesquisas em monografias, leis avulsas e jurisprudência; estudo profundo sobre os princípios que regulam a actuação da Administração Pública e pesquisa de normas legais com possível utilidade.

Destaca-se por competências de comunicação, tais como aptidões sociais, espírito de equipa, facilidade de convivência em meios multiculturais e capacidades de comunicação; e competências de organização, nomeadamente sentido de organização, aptidões de negociação e resolução de conflitos e capacidade de coordenar, gerir e participar em projectos.

×
Inês de Sousa

Inês de Sousa

Mestranda

Margarida Santos

Mestranda

Licenciada em Direito e a frequentar o Mestrado em Ciências Jurídico-Empresariais na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, está a realizar a sua Dissertação na área das Ciências Jurídico-Fiscais, especificamente no domínio do Direito Fiscal.

Paralelamente à actividade académica, está inscrita como Advogada Estagiária na Ordem dos Advogados e, desde 2015, exerce actividade na HALX Advogados/Dr.ª Helena de Araújo Lopes Xavier.

×
Margarida Santos

Margarida Santos

Mestranda

Pedro Martins Silva

Mestrando

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa e com uma Pós-Graduação em Direito Público pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.

Frequenta actualmente o semestre não lectivo do Mestrado em Ciências Jurídico-Fiscais na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.

O percurso académico inclui um estágio no Centro de Arbitragem Comercial da Câmara de Comércio e Industria Portuguesa, uma formação profissional prática em marketing no Millennium BCP e uma formação em Direito Europeu promovida pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors.

Como actividades extra-curriculares habituais incluem-se a participação contínua (cinco anos) em projectos da acção social destinados à angariação de fundos e bens para a Cruz Vermelha no distrito de Setúbal e a prática das modalidades desportivas de Andebol e Basquetebol profissional (Junior A e Senior) durante nove anos pelo Grupo Desportivo da Câmara Municipal do Montijo.

×
Pedro Martins Silva

Pedro Martins Silva

Mestrando

Philipe Rodrigues

Mestrando

Licenciado pela Fundação Educacional Nordeste Mineiro – FENORD. Atualmente a frequentar o 2º ciclo da faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, na menção de adquirir Grau de Mestre e a desenvolver a investigação para a dissertação na matéria de Direito Público. Tenho como áreas de interesse na investigação a Responsabilidade Social Empresarial sob o prisma do Empreendedorismo Social, com o fito de contribuir para a Economia Social de Mercado frente ao novo paradigma da Ação Pública.

×
Philipe Rodrigues

Philipe Rodrigues

Mestrando

Valter Gouveia

Investigador Junior - Colaboração

Sou o Válter Gouveia tenho 21 anos e nasci na Ilha da Madeira. Completei, em Julho de 2015, o curso de Direito, sendo licenciado pela Universidade Nova de Lisboa.

Ainda antes da minha licenciatura, revelei interesse por questões sociais através de projectos de acompanhamento de crianças, jovens e idosos em instituições públicas. O conhecimento empírico destas realidades aliado à aprendizagem jurídica permitiu-me iniciar uma reflexão crítica ligada às políticas públicas sociais, principalmente através da minha experiência na Amnistia Internacional.

Através da procura de uma estrutura jurídica sólida no âmbito do Direito Fiscal, nomeadamente através dos conhecimentos adquiridos no estágio no Centro de Arbitragem Administrativa (CAAD), pretendo dar o passo seguinte, desconstruindo comodismos, mitos e percepções alheias à actual realidade. O meu contributo tem como escopo a observação das políticas financeiras, fiscais e sociais actuais, procurando a sua inovação e adequação aos novos tempos.

×
Valter Gouveia

Valter Gouveia

Investigador Junior - Colaboração