Investigação Junior

Os juniores também têm um espaço no iLab. A Academia deve cumprir com a missão de desenvolver o espírito crítico e a autonomia de pensamento científico dos seus discentes. Na Investigação Junior o alunos da NOVA Direito têm espaço para pensar e para estudar a forma como o Direito e a Sociedade, no domínio jurídico-económico, se inter-relacionam. O iLab aposta neles e dá-lhes a janela para partilharem as suas reflexões científicas, orientadas pela Coordenadora do iLab que trabalha a quatro mãos no design e na escrita dos artigos.

Grupos de alunos voluntários trabalham sobre um tema global unificador que é depois desdobrado em vários subaspectos que permitem explorar a ideia unificadora. O objectivo é explorar a existência de um sistema de multicamadas sem deixar de ter em mente a visão contextual tão necessária à compreensão do universo jurídico.

Nascem assim os Working Papers do iLab, instrumentos de aprendizagem do estudante sobre como investigar e como expressar o raciocínio científico. E os mestrandos/mestres que desenvolvem investigação nos domínios científicos do iLab são chamados a partilhar com a comunidade académica o resultado da sua reflexão, almejando-se a construção de espaços de diálogos entre as dissertações produzidas, capazes de desenvolver construção sobre trabalho feito.

São bem-vindos os comentários e as discussões sobre cada Working Paper ou Dissertação que seja apresentado. O objectivo é mesmo esse: desenvolver a criação e o amadurecimento da comunidade cientifica junior, estimulando a criatividade, a inovação e o debate.