Acelerador de Ideias

O trabalho do iLab assenta também na experimentação social, reflectindo sobre algumas questões nucleares à compreensão da sociedade contemporânea e, sobretudo, na forma como o Estado intervém, influencia e impulsiona a acção social.

São quatro as questões base que o iLab tem na sua génese, sobre as quais as experiências serão accionadas e que serão partilhados os resultados da reflexão interdisciplinar:

Questão 1: Serão os actuais instrumentos de avaliação do Bem-Estar os instrumentos adequados? Terá algum valor útil nas sociedades contemporâneas o índice de felicidade?

Questão 2: Será o actual sistema de segurança social português suficiente para continuar a dar suporte às políticas de protecção social contemporâneas? Existirão alternativas reais e concretas?

Questão 3: Qual o papel para a Economia Social numa sociedade em permanente mutação, com crises económicas, financeiras e sociais presentes e latentes?

Questão 4: Que espaço para a tributação numa sociedade com índices de esforço fiscal elevados? Como gerir as persistentes fraude e evasão fiscais, bem como o planeamento fiscal agressivo e as práticas fiscais prejudiciais? E como criar uma cidadania fiscal efectiva? 

Em breve surgirão resultados dos testes ocorridos no nosso acelerador de ideias.